Marca D'água. Usar ou não usar?
- inspirenus
- 3 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2022

Olá amigos fotógrafos, sejam bem-vindos de volta! Na última semana fiz uma enquete no meu Instagran, perguntado qual tema gostariam que eu abordasse aqui e o tema mais votado foi sobre o uso de marca d'água. Então vamos lá! Antes de falar sobre a marca d’água, quero falar sobre o logotipo. Julgo ser indispensável que você, enquanto profissional, contrate um BOM profissional de design para este cuidar da arte para você. O Seu logotipo, precisa ser simples e bem visível em diversos tamanhos. Não adianta ter um logotipo riquíssimos em detalhes, se os mesmos não forem visíveis em tamanhos menos. Além disso a tipografia (fontes) dele também precisa seguir um conceito e não só "achei bunitinha". Caso queira saber um pouco mais sobre os detalhes de um logotipo, contei a história do meu nesse artigo: "Modernização da nossa identidade Visual" , penso que talvez possa te inspirar na construção do seu. Evite logo mirabolantes e fantasiosos, isso pode passar uma imagem de amadorismo.
Dito isso em relação a importância do logotipo, vou aceitar que você já tem o seu logo bem feito por um BOM profissional, e nessa altura está se perguntando: "Devo ou não usar o meu logotipo como marca D’água nas minhas fotografias?" E a MINHA resposta é: depende... Para mim, a marca D'água na sua fotografia, na maioria das vezes, só mancha a sua imagem. Dependendo do tamanho e do design desse logo pode inclusive roubar a atenção da sua imagem. Nessa imagem de exemplo do artigo, tenho certeza que seu olhar ficou oscilando entre os surfistas e a logo no canto superior da imagem. Acertei? Então, ainda que eu tenha um bom design, uma aplicação errada, pode atrapalhar a leitura da sua imagem.
Sobre se deve ou não usar, minha pergunta é: para quê? Por que você quer usar a sua logo como marca d’água. E sempre que pergunto isso a algum aluno costumo ter algumas restas:
a) "Professor para eu mandar para o cliente escolher sem que ele use a imagem" Okay! esse é um dos bons motivos, mas acredite, isso não impede de um cliente mal intencionado use a imagem, mesmo com logo e para este fim há sites como o SELPICS onde você envia as fotos para um disco virtual, cria um login e senha e manda para o seu cliente e a plataforma impede a cópia e até mesmo o print de tela Assim... usar a marca dágua para este fim, pode até ter sua utilidade, mas não é a melhor.
b) Para ninguém 'roubar' a minha foto na internet.
SE for por isso... nunca a publique. Eu aprendi com um grande Fotógrafo e professor de fotografia, Clicio Barroso que "se você não quer que sua imagem sua furtada na internet, não publique" O fato de você colocar uma marca d’água não impede pessoas mal intencionadas usa-las e até mesmo remover a sua logo com edição, Uma maneira mais segura de garantir a sua autoria da imagem e fotografar em RAW, pois o RAW é um negativo digital e quem tem os negativos, tem a prova cabal da autoria da fotografia, além disso, você pode configurar os metadados e inserir informações de contato, assim digamos que alguma mídia use sua foto sem os créditos, por meio dos metadados você consegue contestar.
c) Para divulgar a minha marca.
Para mim este é o motivo mais plausível para se usar a marca d’água. SE você é um iniciante na fotografia, ainda não possui uma clientela, se ainda não tem ima identidade visual do tipo que alguém vai olhar para determinada foto e dizer "nossa! Essa foto tem cara do trabalho de fulano" então nesses casos, o uso de uma marca d’água pode sim ajudar a divulgar o seu estilo e a sua marca. MAS isso também pode ser um tiro no pé. SE você fizer uso deliberado dessa marca, e se seu trabalho não for de pelo menos BOA qualidade técnica, pode ser que as pessoas associem a sua marca de forma errada. No geral... poucos vão pensar: "ah ele é iniciante". No geral, eu recomendo que os alunos não cometam o mesmo erro que eu e quase cem por cento dos profissionais comentem, que é usar a logo na fase de estudo. SIM! é um dos primeiro s erros que cometemos. Ai a gente vai, faz uma foto tosca, típica de quem não conhece as técnicas e coloca lá a sua logo: “Zezin das couves fotografia”, quem olhar essa foto vai associar o seu nome aquele tipo de qualidade de imagem. No geral, indico que só usem o seu logo após um ano, ou após você dominar o mínimo da técnica. Pode não ter a excelência, mas que seja tecnicamente bem feita. Bem enquadrada, bem composta, bem fotometrada, bem focada e um dica "di brindi" Evite postar foto que não te encante. Às vezes, na ímpeto de ter de postar, nos acostumamos a postar qualquer coisa, e se você expõe qualquer coisa, o seu cliente pode pensar que você aceita receber qualquer coisa.
"Okay Herlandes, já entendi que devo ter um logo bem feito para que ele represente bem a minha marca. Mas no momento eu não posso pagar um BOM profissional. o que eu faço?" BOM! Penso que há duas possibilidades. A primeira é usar seu nome por puro e simples um exemplo? Um profissional, que é uma das minhas referências na fotografia, Mario Testino veja seu site Lembre-se: Menos é Mais!

Bem, é isso pessoal! Lembrando, esta é a MINHA opinião, o meu ponto de vista, não sou e nem tenho pretensão de ser o dono da verdade, assim... você tem a liberdade de discordar ou pensar diferente. Nos vemos na próxima semana! até lá!
コメント