top of page

Modernização da nossa identidade Visual

(POST EXTRA - INTERROMPENDO A SÉRIE SOBRE REGRAS DE COMPOSIÇÃO)

Modernizar é preciso! Neste mês, passei por um processo de modernização da minha identidade visual. Entendo que a vida é feita em ciclos, e era tempo de iniciar um novo. Notei a necessidade de ter uma marca moderna e compatível com o avanço tecnológico dos diversos dispositivos eletrônicos como notebooks, desktops e mobile, como os smarthphones e tabletes. Meu logotipo antigo, me acompanhou desde os meus primeiros passos na fotografia. Era uma logo de escrita fina, que representava a minha assinatura. Era clean, discreta, mas ao longo do tempo notei dificuldade com algumas aplicações, principalmente em formatos pequenos dos mobiles, então era necessário modernizar!


Ao buscar essa modernização, queria um ID Visual que fosse moderna, que contivesse em si, as nossas marcas e que tivesse a fotografia presente. Então busquei alguns profissionais da área para criar da marca, após algumas tentativas não chegamos a um acordo. Por ser fotografo e também ter feito um curso de design há tempos atrás, decidi eu mesmo tentar chegar a uma arte que atendesse às minhas necessidades e transmitisse o conceito da fotografia. Após criado, contei com a ajuda de algumas pessoas, fotografo e designers que de uma forma ou outra agregaram no processo!

Então, achei por bem, compartilhar com vocês o histórico e o conceito dessa marca: Vamos lá?!


A nova logo, traz um visual clean e minimalista. O símbolo monolinha, seguindo uma tendência do design contemporâneo e traz em si minha identificação (nome) e minha atividade (fundamentos da fotografia), mas admito que este segundo não está tão evidente.

1- Identificação do nome


A primeira forma de leitura é a união entre os dois "H" do meu nome "Herlandes Heredia" então o símbolo é, em primeiro lugar a união dos dois H. Ainda mantendo essa mesma leitura, é possível também ler os "H" na sua forma minúscula "h"



Assim, a primeira identificação com o nome foi esclarecida, mas penso que você pode estar se perguntando: "mas Herlandes, e a fotografia?" Eu não queria um símbolo da área muito evidente como uma câmera, um diafragma ou ainda uma película, queria algo que estivesse ali presente, que fosse sutil e minimalista. "Menos é mais"

2 - Identificação com o meio (Fotografia)

a) Os Tres Pilares Um dos principais fundamentos da fotografia é o domínio dos três pilares da fotometria, a saber: ISO, Diafragma e Obturador. E os dois H foram posicionados de forma que criasse esses três pilares. Além disso, o formato do símbolo também faz alusão a um hexágono, forma do bokeh (desfoque de luz" formado pela abertura do diafragma, por isso o pilar central maior que os outros dois.



b) A Forma de Onda

A Luz, é definida pela física como uma energia eletromagnética, que se propaga em forma de onda. Assim, no símbolo, a forma de onda representa a luz, vista ser elemento principal para a fotografia pois fotografar é grafar (desenhar/escrever/marcar) com a luz. A onda está contida entres os pilares, pois na fotometria usamos os três pilares (ISO, diafragma e Obturador) para controlar a luz que entrará na câmera e que iremos utilizar para a fotografia. Essa forma de onda ainda traz a ideia de movimento e certa leveza, quebrando a dureza das linhas retas.

C) A Caixa


A Caixa que envolve o símbolo representa a câmera fotográfica, pois é dentro dela que a "magia" acontece. Mas em alguma aplicações essa caixa pode ser circular, mas ainda assim estará a borda presente



d) As Cores


As cores, em preto e branco, foram pensadas assim, em parte, por estudar diversas aplicações como ilustrações, marca d’água etc, em partes também por ser amante de uma técnica da arte, chamada "chiaroscuro" que do italiano significa (claro e escuro), além de guardar algumas características da logo antiga, que também era monocromática, então usei o preto e o branco para representar isso que é uma identidade em minha fotografia. Um dos mestres das artes, deste estilo que tenho por inspiração é o pintor Michelangelo Merisi (Amerighi), ou como ficou popularmente conhecido: Caravaggio.


Assim... a nova logo, tem em si tanto a identificação pessoal quanto a profissional como também caratecas presente na minha fotografia. Veja algumas aplicações:


a) Marca D’água em Fotos


b) Artes para Redes sociais

c) Outros






























É isso pessoal! essa é a nova logo da marca Herlandes Heredia Fotografia, que vocês verão daqui para frente, inclusive o mu site já foi remodelado a nova marca.


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page