top of page

Fotometria - Básico



Fotometria: O que é e como fazer uso das ferramentas fotômetro e histograma


A fotometria é um conceito muito importante na hora de tirar boas fotos. Uma boa iluminação é fundamental para a qualidade do resultado final, e a fotometria é a ciência que estuda justamente isso. Basicamente, a fotometria é o cálculo da intensidade da luz incidente em um determinado lugar. Mas o que isso tem a ver com fotografia? Tudo!





Se você quer tirar fotos incríveis, é preciso entender como a luz funciona. E a fotometria é uma importante ferramenta para esse processo. Ela permite que você avalie a quantidade de luz que está atingindo o objeto a ser fotografado e ajuste as configurações da câmera para alcançar o resultado desejado.


Para fazer a fotometria, você pode utilizar duas ferramentas principais: o fotômetro e o histograma.



O fotômetro é uma ferramenta presente nas câmeras fotográficas e que mede a intensidade da luz. Ele pode ser utilizado de diferentes maneiras, mas a forma mais comum é através da medição pontual, na qual o fotômetro divide a imagem em pequenas seções e mede a intensidade da luz em cada uma delas. Com base nessa informação, você pode ajustar a exposição da foto para garantir que ela fique clara e nítida ou usar o modo Matrícial, onde a câmera calcula uma media da exposição de toda a cena. Isso dito em relação ao fotômetro da camera, que mede a luz refletida. Ha também uma ferramenta chamada "fotometro de mão" ou "Flash meter" que ira medir a luz incidente ao seu assunto, sendo uma ferramenta mais precisa.



Outra ferramenta importante para a fotometria, presente em sua câmera é o histograma. Ele mostra a distribuição de tons em uma imagem e ajuda a determinar se a exposição da foto está boa ou não. Basicamente, o histograma mostra a quantidade de pixels em cada tonalidade da imagem. Se a maioria dos pixels estiver concentrada em uma única tonalidade, isso significa que a imagem está subexposta. Se a maioria dos pixels estiver na tonalidade mais clara, isso significa que a imagem está superexposta. O ideal é que a distribuição seja uniforme, o que indica uma exposição correta.



Em resumo, a fotometria é uma técnica muito importante para a fotografia, que permite a avaliação e correção da iluminação antes de realizar o clique. O fotômetro e o histograma são duas ferramentas imprescindíveis para um bom resultado, permitindo a ajuste fina da exposição para se alcançar a melhor qualidade possível na foto. Ao praticar fotometria, além de conseguir belas imagens, você aprende a avaliar a iluminação a sua volta, e assim ser capaz de criar fotos que registrem de forma detalhada o momento que deseja capturar. Em meu canal no youtube, tenho uma série de video aulas que abordo mais sobre o tema


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page