REGRAS DE COMPOSIÇÃO FOTOGRAFICA ( PARTE II)
- inspirenus
- 12 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Saudações amigos fotógrafos, vamos dar continuidade ao nosso assunto sobre as regras de composição fotográfica. No tópico anterior, a primeira regra que abordei, foi a famigerada "Regra dos terços" por julgar ela a mais simples e a mais usada, porém não se engane em pensar que composição fotográfica se resume a regra das terços, não! Há diversas outras regras, que te ajudarão a tornar as suas imagens mais atrativas ao seu público. A Fotógrafa Dorothea Lange dizia:
“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara”
Isso quer dizer, que para fotografar, precisamos primeiro "ver" a foto, precisamos avaliar a luz, as cores, o ângulo o enquadramento e assim tomar nossa decisão e registrar. Desta forma, quero que você, veja as ditas REGRAS, como um "conselho" um norte, mas que elas não te aprisionem, pelo contrário te de a liberdade criativa. Sem mais delongas... vamos a próxima rega. PROPORÇÃO AUREA

Antes de falar sobre a aplicação desta regra, vou precisar fazer uma introdução matemática, para conceituar. Mas tentarei ser o mais prático possível para não complicar muito o assunto. Abaixo, deixo um vídeo "Matemagica" explicando a origem e a história da proporção áurea. De forma pratica, pense em uma foto com a sua câmera na horizontal (modo Paisagem) essa imagem é um retângulo, certo??

Agora, pense que você fez um corte na proporção 1x1 nessa foto, a proporção muito usada pelo Instagran.

O Resultado será um retângulo formado por um quadrado de lado A e um retângulo de lados AB. Esse retângulo então, será chamado de retângulo de Ouro se a proporção áurea puder ser aplicado a ele. A Formula da proporção diz que A está para B, assim como A+B está para A,

ou seja... Se dividir a largura total da foto (A+B) pela altura da mesma (A) o resultado encontrado precisa ser igual a divisão do segmentos A e B. e resolvendo equação o resultado será um número grego "Phy" que é 1.618... MAAAS isso não importa pra gente. (risos) Bom... vamos falar sobre isso de uma maneira mais lúdica?
Mágico Não é mesmo??? Sim, existe muita "mística" envolvendo a proporção Áurea, mas voltado a nossa fotografia... Vou deixar a seguir alguns exemplos de fotos sob tal regra.



Photo. Cartie Bresson

Nesse momento, acredito que você deve estar pensando, que é muito difícil conseguir visualizar essa proporção a olho nu e te digo: você está certíssimo! Sobre isso erei novamente citar o mestre Cartie Bresson
"Ao aplicar a "Regra dos Terços" , o único compasso que o fotógrafo tem são seus próprios olhos. Qualquer análise geométrica, qualquer redução da foto a um esquema, só pode ser feita - pela sua própria natureza - depois que a foto já foi tirada, revelada e ampliada. E aí, ela só pode ser usada para um exame "post-mortem" da cena."
Nesse trecho do texto, "o Instante decisivo" ele fala especificamente sobre a primeira regra que abordei, "Terços", mas a mesma verdade EU adoto para toda e qualquer regra, esta é aplicada por intuição/aproximação. Por exemplo nesta última foto dos exemplos. eu sabia que se o modelo ficasse no meio da foto eu perderia a proporção, que para aplicar a proporção áurea eu precisava dele mais próximo a borda e então usei o corrimão da escada como um guia visual. Minha dica MASTER? Sempre faça suas fotos um pouco mais abertas do que você realmente deseja e na pós, use o corte para aplicação detalhada da regra. É isso pessoal! Nos vemos no próximo tópico. Se você gostou deste conteúdo, deixe comentários sobre a sua opinião e ajude compartilhando esse conteúdo para seus amigos. Até o próximo post!
Comments