top of page

REFERÊNCIAS FOTOGRÁFICAS - PARTE III


Olá, sejam todos muito bem-vindos de volta ao meu blog, Dando sequência a minha série de artigos falando sobre as minhas referências fotográficas, no artigo anterior falei sobre o fotógrafo peruano Mario Testino e agora iremos fazer uma viagem, da américa do Sul, para a península ibérica, pois rei falar sobre o autor de nove das dez capas mais vendidas da revista Playboy, estou falando do fotógrafo espanhol J.R. Duran. Josep Ruaix Duran, conhecido como J.R. Duran, (Barcelona, 22 de julho de 1952) é um fotógrafo nascido na Espanha e radicado no Brasil.

No Brasil desde 1970, e com estúdio montado em São Paulo a partir de 1979, começou a fotografar para revistas de moda como Vogue e Elle Brasil. Ao mesmo tempo começou a trabalhar para agências de publicidade como DPZ, McCann, Thompson, Talent e para clientes como Johnson & Johnson, General Motors, Volkswagen, Souza Cruz, British American Tobacco e outros.

Em 1984 realizou sua primeira exposição, Beijos Roubados, na Galeria Paulo Figueiredo, em São Paulo.

Ganhou sete prêmios Abril de Jornalismo. Foi capa da edição nacional da Veja em janeiro de 1988, com o titulo O Mago das Lentes.

Tem ensaios a respeito de seus trabalhos publicados nas revistas Forum (alemã), Zoom (edições francesa, italiana e japonesa), Man (espanhola) e Photo (francesa).

Em 1989 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou para Harper's Bazaar USA, Elle (edições francesa, inglesa, italiana e espanhola), Mademoiselle, Glamour, Tatler, Vogue (alemã), assim como para agências de publicidade como Grey, Saatchi & Saatchi, DDB e outras.

Em 1994 realizou sua segunda exposição, Passageiro Distante, na Galeria São Paulo. Em 1995 voltou a viver no Brasil. JR Duran, é um fotógrafo muito conhecido por seu trabalho de nu com a revista playboy, mas também tem muitos trabalhos no nicho de moda, vejam alguns deles








Mesmo, nesses casos onde o cliente é do nicho de moda, JR Duran, costuma registrar sua marca da fotografia sensual e nu como nesses casos:




No meu trabalho de fotografia sensual e nu, busco muito a referencias do trabalho de Duran, a sutileza da luz, das poses e do cuidado com o cenário. Em uma Masterclass de fotografia de nu, por ele ministrada, que tive a oportunidade de participar Duran disse:


"eu sempre gosto de fotografar mulheres em lugares possíveis. Um quarto, é um lugar possível. Há quem goste do alto de uma pedra, eu prefiro cenários possíveis"

Essa declaração tem muito a ver com o meu nicho de fotografia Boudoir, pois o cenário do ensaio Boudoir é MUITO particular, precisa seguir o conceito, precisa ser essa ideia de um quarto pessoal, um local de intimidade onde a mulher se sinta no seu lugar (espaço).


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page