top of page

REFERÊNCIAS FOTOGRAFICAS - PARTE IV


RIP Peter Lindbergh


"Ao MESTRE com carinho" Sejam todos muito bem-vindos de volta ao meu Blog, eu sou Herlandes Heredia, fotógrafo especializado em ensaio sensual e Boudoir e professor de fotografia. Aqui neste espaço estou trazendo um serie de referências fotográficas, que de uma forma ou outra influenciaram ou ainda influenciam a minha fotografia, isso com a intenção de lhes ajudar na construção do vosso olhar fotográfico. Abri este artigo com uma espécie de homenagem. Citei o nome de um filme de 1967, para fazer uma honraria a este que foi, na minha concepção um grande mestre e que infelizmente nos deixou em 2019. Peter Lindbergh (nascido Peter Brodbeck - 23 de novembro de 1944 - 3 de setembro de 2019) foi um fotógrafo de moda e diretor de cinema alemão .

Ele estudou artes em Berlim e Krefeld e exibiu seus trabalhos antes da formatura. Em 1971, voltou-se para a fotografia e trabalhou para a revista Stern .

Na fotografia de moda, retratou as modelos Linda Evangelista , Naomi Campbell , Tatjana Patitz , Cindy Crawford e Christy Turlington juntas para a capa da Vogue britânica de janeiro de 1990 , iniciando uma era de supermodelos . Ele fotografou o Calendário Pirelli três vezes (1996, 2002, 2017), fez vários filmes e criou capas para música, incluindo Foreign Affair de Tina Turner, The Globe Sessions de Sheryl Crow e I Am... Sasha Fierce de Beyoncé .

O seu trabalho tem sido apresentado em exposições internacionais. Lindbergh preferia a fotografia em preto e branco e observou em 2014: "Esta deveria ser a responsabilidade dos fotógrafos de hoje para libertar as mulheres e, finalmente, todos, do terror da juventude e da perfeição."


A jornalista Suzy Menkes certa vez escreveu sobre o trabalho de Peter Lindbergh:

"Recusar-se a se curvar à perfeição brilhante é a marca registrada de Peter Lindbergh - a essência das imagens que examinam a alma nua de cada pessoa, por mais familiar ou famoso que seja o modelo."

Peter Lindberg, é um MESTRE na arte da fotografia, mas um dos princiapis pontos, que o tenho por referencia é em relação a fotografia em preto e Branco, como ele destaca seu assunto, mesmo que seja um simples fundo preto, em sua imagem há contrate, há profundidade e ha vida!


Em uma entrevista de 2008 com a historiadora de arte Charlotte Cotton , Lindbergh explicou:

Usar a fotografia em preto e branco foi muito importante para criar a supermodelo. Todas as vezes que tentei fotografá-los em cores, porque sua beleza estava próxima da perfeição, acabava parecendo um péssimo anúncio de cosméticos . Com preto e branco, você pode realmente ver quem eles são. Atenuou a interpretação comercial que a cor dá. O que é tão impressionante no preto e branco é como ele realmente ajuda a criar um senso de realidade

Vejam algumas de suas fotografias:








Além da maestria em seu P&B, Lindberg, tem uma caracterísica que me marcou. Em suas imagens, as mãos das modelos sempre tem um peso de ação. Sempre estão envolvidas em algum ato, nunca como um peso morto. Outro ponto, que semana de seu falecimento, a revista VOGUE fez uma materia em sua homenagem chamadno-o de "o fotografo sem filtro", pois o mesmo era adepto de menos retoques, memos pós" e estye também é um dos pontos emq ue influenciam a minha fotografia Kate Moss sem photoshop por PeterLindberg Publicação: Vogue Italia janeiro 2015

Modelo: Kate Moss

Fotógrafo: Peter Lindbergh

Editor de moda: Clare Richardson

Cabelo: Odile Gilbert

Maquiagem: Stéphane Marais


Enfim... um Mestre, que nos deixou com seus 74 anos, mas que deixou um verdadeiro legado para o mundo da fotografia.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page