top of page

INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS - PARTE II



Olá pessoal! Sejam todos bem-vindos de volta! Na última semana, iniciei a série "Inspirações e Referências" e na primeira parte conte-lhes um pouco da minha história e falei dobre Rembrant, astista barroco que muito me inspira. Se chegou aqui agora confira o post: "INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS"


Nesta segunda parte, quero fechar o assunto, apresentando minhas inspirações e re referências. Let's go?" CARAVAGGIO

Michelangelo Merisi (ou Amerighi), conhecido como Caravaggio foi um dos mais notados pintores italianos. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.

Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adoptar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.

Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz. A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena Vejam algumas de suas obras

O Flagelo de Cristo


O Sacrifício de Isaque

Davi com a Cabeça de Golias


Narciso





VELÁZQUES Assim como caravaggio, Velazquez tem o chiaroscuro presente em suas obras, um alto contraste entre as zonas de luz e de sombras, o visual de suas obras, também bem similar, mas Velázques tem por característica uma paleta mais homogênea e maior simplicidade de seus traços e realismo.

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (Sevilha, 6 de junho de 1599 — Madrid, 6 de agosto de 1660) foi um pintor espanhol e principal artista da corte do rei Filipe IV de Espanha. Era um artista individualista do período barroco contemporâneo, importante como um retratista. Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras europeias e plebeus, culminando na produção de sua obra-prima, Las Meninas (1656).

Desde o primeiro quarto do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas e impressionistas, em especial Édouard Manet, que chegou a afirmar que Velázquez era o "pintor dos pintores". Desde essa época, os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picassoe Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandês Francis Bacon, que homenageou Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas.

A grande maioria dos seus quadros estão no Museu do Prado.



Veja algumas de suas Obras


As meninas


A Velha fritando ovos



vennus ao espelho


Essa obra, em especial, eu ja usei como referência e fiz uma releitura da mesma. que chamei "Alice ao Espelho"

Assim, encerro o tema inspirações, e na próxima semana, falarei sobre as minhas referências na fotografia, profissionais de alguma maneira influenciam ou influenciaram a minha fotografia. Até lá pessoal! não deixem de comentar a sua opinião ou dúvida sobre o tema! Pode ser por aqui ou por DM no meu instagran @herlandes_heredia


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page