INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS
- inspirenus
- 8 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

Saudações nobres colegas da fotografia! Sejam todos muito bem-vindos de volta ao meu BLOG! Se você, por acaso, caiu aqui de paraquedas e não me conhece, sou Herlandes Heredia, fotógrafo especializado em ensaio sensual e Moda e professor de fotografia. Neste espaço, semanalmente compartilho dicas e informações sobre o universo da fotografia, assim como busco agregar conhecimento. Então, BEM-VINDO! Esta semana, darei início a uma nova série de artigos, falando sobre as minhas inspirações e referências na Fotografia. Profissionais e artistas que fazem parte do meu EU fotógrafo e assim, você pode me conhecer um pouco mais e entender um pouco da identidade visual do meu trabalho.
Primeiro preciso compartilhar a diferença entre INSPIRAÇÃO e REFERÊNCIA.
INSPIRAÇÃO (do termo latino inspirare, "soprar para dentro")- Vamos ser bem simples e pensar no processo de respiração: A gente INSPIRA ("PUXA" o ar para dentro dos Pulmões) e depois EXPIRA (pões pra fora), dessa forma, entendo que a INSPIRAÇÃO é o conjunto de "coisas" que te servem como uma força motriz para o seu processo criativo. Aquilo que desperta o seu eu criativo.
Dito isso, EU penso que outro profissional, não pode ser a sua inspiração, mas a sua obra sim, pois ela te transmite uma ideia, uma emoção, um sentimento que pode te motivar a criar.
REFERÊNCIA - Textualmente falando, a referência é o ato de você citar alguém, fazer uma menção rápida a algo ou alguém. Também é aceito o significado de MODELO. Logo a regência artística, será uma citação direta a outra obra, MAS SEM COPIA-LA.

Um grande amigo pessoal e parceiro profissional, o fotógrafo Marcelo Sugata certa vez, resumiu esses termos da seguinte maneira:
"Eu entendo que inspiração é o conceito e Referência é o visual"
Assim, depois dessa introdução, irei direto ao ponto. Começarei falando sobre as minhas inspirações artísticas e num segundo momento falarei sobre as minhas referências, Let's go! INSPIRAÇÕES Na minha infância eu sempre gostei de desenhar. Muitas vezes, voltando da escola, sentava no pier do quebra mar e ficava desenhando (ou tentando) a pedra da Gávea. Sempre que possível estava desenhando e colorindo meus traços e desde esta época minha irmã e professora Cristiane sempre foi um exemplo e uma motivadora. Ainda na infância, era fã do desenho "Tartarugas Ninjas" e certo episódio o Mestre Splinter explicou para o quarteto a origem de seus nomes. Já na adolescência, nas aulas de História, aprendi sobre a história da arte e então conheci o RENASCENTISMO e o BARROCO. Nessa época, fiquei fascinado em descobrir então quem de fato eram LEONARDO, RAFAEL, MICHELANGELO E DONATELLO. Assim, a minha INSPIRAÇÃO vem das obras de arte, em especial, as RENASCENTISTAS E BARROCAS, não irei me aprofundar no conceito e característica de cada uma, mas fica a sugestão para a sua pesquisa, mas foi um período em que a arte se volta para o homem, onde a figura humana passa a ser o cerne da criação artística. E isso, além das técnicas usadas, tem a ver com o meu nicho principal na fotografia, que é o ensaio Sensual e Boudoir. O estilo desse período que MUITO me encanta é o "chiaroscuro" que do italiano podemos traduzir por Luz e sombras, ou especificamente "Claro e escuro" É uma técnica que nasceu no renascentismo no século XV. Assim como muitos, quando comecei na fotografia não tinha dinheiro para comprar um flash, então as minhas fotos eram sempre com uso de luz natural ou luz continua e sempre via que as fotos ficam escuras e sempre ouvia alguns "críticos" sem muita sombra, que que iluminar mais. Porém também me lembrava das aulas de História e das obras que via e então comecei a estudar as técnicas desses artistas foi então que conheci o Chiaroscuro, que hoje é uma característica presente na minha fotografia. Dentre os artistas desse estilo, quero destacar aqueles que MAIS admiro e os tenho por inspiração
1 - REMBRANT

Rembrant, foi um pintor holandês, Considerado como um dos principais nomes da arte BARROCA. Uma das luzes mais clássica na fotografia de retrato é a "luz rembrant" uma luz angulada, a priori quente, que tem por característica ilumina um lado do rosto e projeta um triangulo de luz em baixo do olho oposto, criando uma relação de contraste entre luz e sombras, também um dos pioneiros da chamada "luz de Janela"
Segue alguma de suas obras

O Moinho

A ronda Noturna

O rico insensato

lamentação de Jeremias

Tempestade Mar da Galiléia
A seguir, algumas fotos minhas inspiradas nas obras de Rembrant e usando o mesmo conceito de luz.




BOM pessoal, por hoje é só! Nos vemos na próxima semana, com a continuação desta série onde trarei novos nomes e continuarei contando a minha história para vocês. Até lá!
Σχόλια