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Sou Iniciante, quanto devo cobrar por meus serviços?

  • 15 de out. de 2017
  • 5 min de leitura

Saudações colegas fotógrafos e amantes da fotografia. Nesta semana vamos abordar sobre precificação para iniciantes. Esta sem duvida é uma das dúvidas mais recorrentes entre os iniciantes na arte de grafar com a luz. “quanto eu devo cobrar?” “eu não sei quanto cobrar?” “Eu não posso cobrar X, pois os fotógrafos que conheço cobram Y” então vamos direto ao ponto. Aqui não vou falar quanto você deve cobrar, pois seria leviano. Mas apresentarei fatores importantes na formação de preço, com as quais você poderá definir seu preço de forma inteligente e não emotiva. A Formação de preços de um produto ou serviço não é algo assim tão simples, há fatores pertinentes a este processo que na maioria das vezes são ignorados. O Preço é um fator importante para qualquer seguimento. O preço é importante para vendedor de balas no semáforo e é importante para fabrica de balas. O Maior erro que vejo é o preço com base no “achismo”. Vi certa vez em, em um curso onde o instrutor chamava isso de “Preço emocional”. Não dou os créditos, neste caso porque de fato foge à memória. O que seria isso? O Individuo começa na fotografia e chega um momento em que ele precisa cobrar por seus serviços. Ai vem à questão... Quanto? Para formar o seu preço ele pega dois fotógrafos como comparativo. Um com um nível técnico elevado e outro “meia-boca”. Então ele pensa.... Esse fotografo TOP cobra R$1000,00, mas a minha fotografia não é tão top assim. Já este outro cobra R$200,00, mas a minha fotografia esta em um nível técnico maior, então se eu estou entre um e outro vou cobrar R$500,00. Então pergunto... De onde saiu este preço?? Meramente “chute”! Nestas situações quando o iniciante se depara com custos muitas vezes ele se vê sem lucro. Para a formação do preço você precisa considerar fatores como: Mercado, custos e horas de trabalho. Por exemplo. Para a formação do preço além destes fatores você também deve conhecer o seu público alvo, pois é ele quem ira consumir o seu produto/serviço.Sun-Tzu, foi um general, estrategista e filósofo chinês. Em seu livro “A Arte da Guerra” diz: “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.” Mesmo sendo uma situação estrategista de um general em um “manual de guerra”, pode ser aplicado perfeitamente a diversas situações. As estratégias apresentada pelo livro são muito usadas em setores de vendas e marketing. Na formação de preço, podemos aplicar este ensinamento de Sun Tzu. “conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo” 1 - Conhece teu Inimigo, mas vamos substituir por CONCORRENTE. Conhecer a sua concorrência significa fazer uma pesquisa de mercado. Conhecer quais os produtos/serviços os profissionais que atendem ao publico que pretendo atingir oferecem? Mas para conhecer a concorrência você precisa partir de dois pontos: Quem é concorrência e quem parceiros? Por exemplo, eu sou fotografo, mas meu carro chefe são os ensaios sensuais. Um fotógrafo de newborn, não é meu concorrente. Um fotógrafo de ensaios de outro estado também não representa concorrência (no meu caso). Para que você possa formar o seu preço de uma forma coerente e inteligente, você precisa conhecer o seu mercado e a sua concorrência. Busque conhecer o trabalho, os preços que praticam, os pacotes que oferecem. E essa será uma “fatia do bolo” no processo de precificação. Aqui Comecei com “conhecer a concorrência,” não enumerando como o primeiro fator, apenas seguindo a ideia do texto de Sun Tzu. Pois como falei sobre conhecer a concorrência e que um fotógrafo de outro nicho não é meu concorrente, para você definir isso, precisa em primeiro lugar conhecer o seu campo de “batalha”. Precisa conhecer o seu publico alvo. 2 – Quem é o seu público Alvo? Definir o seu público alvo é definir para quem você quer vender os seus produtos/serviços e isto está diretamente ligado ao preço. Há mercado consumidor para o sorvete de casquinha a R$100,00 e há mercado para a sorveteria Goumet com um copinho com dois sabores a R$17,00. Mas “Tudo não é sorvete?”. Antes de pensar em quanto você vai cobrar, planeje para quem você quer vender. No mercado temos as classes A,B e C e cada qual com suas características. Para falar sobre essas classes e suas características, vou deixar um vídeo do Murilo de Tarso, Segue o link do canal (https://www.youtube.com/channel/UCWskQGkQXqI01fgCY9KDovA) já citei ele aqui em outro post. Ele tem uma série de vídeos no Youtube com o tema “Fotografia como carreira”. Veja este vídeo onde ele fala sobre conhecer o publico alvo e as características de cada classe



Definir quem é o seu publico alvo, vai ser um Norte na sua carreira. Pois o seu fluxo de trabalho será todo voltado a este publico. Também te ajudará a conhecer o seu concorrente. Se o seu publico alvo é a classe A, logo aquele fotógrafo “meia boca” citado anteriormente não é teu concorrente, logo o preço dele não deve ser usado como base para você. Pois você atende um público que prima pela qualidade e compra o seu produto porque ele tem a sua ID. Bom. Então neste ponto você já pode perceber o quão insano é o preço por “achismo”, não é mesmo? Há mercados específicos que quem determina o preço é a concorrência. Exemplo bem básico: Venda ambulante na praia. O Vendedor X vende o latão a R$10,00. Não importa se eu compre o meu produto mais barato que ele. Não importa se a minha logística para transporte deste foi menor (ex. se eu moro perto da praia e ele longe), enfim... Não importa. O meu preço será R$10,00. Este foi um exemplo bem básico, mas há outros seguimentos do mercado que quem dita o preço é a concorrência. Bom... Falei sobre definir e conhecer seu público alvo e assim conhecer o seu mercado e a sua concorrência. Voltando a citação de Sun-Tzu “Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas” Aqui inverti a ordem. Comecei falando sobre conhecer o seu concorrente e seu mercado, Se você ignorar a sua concorrência, mas conhecer a si mesmo, suas chances de sucesso são iguais. Mas se ignoras a concorrência e não conhece a si mesmo só contarás suas “batalhas” pelas derrotas. Mas o que significa “conhecer a mim mesmo”? bom.... isso será assunto do próximo post. na continuação deste assunto falarei sobre se conhecer profissionalmente, sobre portfólio etc... Até a próxima!

 
 
 

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